quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Conclusão do Artigo - Nathan

Conclusão

A informação é algo muito importante na vida da sociedade, ela é capaz de mudar opiniões, evitar tragédias entre outras. Um dos meios mais conhecidos para levar as informações a sociedade é a televisão, pois de acordo com o artigo em torno de 38 milhões de lares brasileiros tem pelo menos um aparelho de Televisão. A anos a televisão vem fazendo parte cada vez mais da vida dos cidadãos brasileiros. Mas o sinal que ela é transmitida não chega totalmente limpo nas casas das pessoas, na maioria sempre há chuviscos e fantasmas na tela.

Na maioria dos países de primeiro mundo já utilizam uma tecnologia inovadora para as transmissões do sinal de TV, que é a TV Digital onde ao invés de utiliza o sinal analógico utiliza o sinal digital, que é mais rápido e com uma capacidade bem maior. A TV Digital além de transmitir um sinal de Alta Definição (HDTV) e um áudio excelente ela também tem a capacidade de transmitir dados, ou seja, há uma interatividade entre a televisão e o telespectador. O telespectador pode participar de programas, votação entre outros que a televisão disponibiliza.

Quando se fala de TV Digital as pessoas logo perguntam: “Vou ter que comprar outro aparelho só pra TV Digital?”, mas isso não será necessário, pois um aparelho normal de televisão consegue receber o sinal da TV Digital, basta ter o Set Top Box (STB). Ele é um decodificador e tem a capacidade de receber o sinal que vem por satélite, via cabo ou broadcast terrestre, o STB decodifica através de um sistema a informação recebida e exibe na tela e também recebe a informação do usuário e envia para emissora. Segundo o artigo Interfaces de Programação para o Desenvolvimento de Aplicações para TV Digital feito por Janine de Aguiar Loureiro em Abril de 2004, Atualmente os três principais padrões de televisão digital são: o europeu denominado de DVB (Digital Video Broadcasting), o norte-americano ATSC (Advanced Television Systems Committee) e o padrão japonês ISDB (Integrated Services Digital Broadcasting).

A interatividade da TV Digital acontece através de programas que são mandados junto ao Vídeo e Áudio para o STB. Esses programas são feitos com a utilização de APIs (Bibliotecas) apropriadas para TV Digital, a mais utilizada é o JAVA, uma linguagem de programação de alto nível que ultimamente tem ganhado todo o mercado de programação, pois é totalmente POO (Programação Orientada a Objetos).

A TV Digital pode ser muito importante para a educação, mas também pode ser um sonho muito distante. No dia 02 de dezembro de 2007 foi realizada a primeira transmissão do sinal digital no Brasil, na época estava sendo feito um marketing muito grande, pois falavam que iria ser a revolução da TV no Brasil, pois nos outros países esse sinal já funcionava perfeitamente, e com o apoio do governo aqui no Brasil também iria funcionar. Mas não houve o que foi dito, logo após o acontecimento o assunto foi abafado e as emissoras não se adaptaram muito ao sistema. Como a transmissão é feita através de antenas, ainda não foi espalhado como o pretendido.

Para que a interatividade da TV Digital funcione é preciso que a população seja alfabetizada digitalmente, pois a interatividade funcionara como um computador e se os telespectadores não souberem configurar e trabalhar com ela, a interatividade só atrapalhara a chegada da informação nos lares do país. Então antes que a TV Digital se torne mais popular é preciso que a população se prepare para utilizar sua interatividade, e essa preparação é responsabilidade de quem quer implantar a TV Digital no Brasil, ou seja, o governo federal.

Um problema que a TV Digital pode sofrer também é o custo, hoje em dia como dito acima entorno de 38 milhões de lares possui o aparelho de televisão, mas esse aparelho não recebe o sinal digital, é necessário ter o Set Top Box ou então um aparelho de TV que receba o sinal digital. O Custo da TV que recebe esse sinal é muito alto para a renda media do brasileiro custa mais de 1.000 mil reais, já o Set Top Box tem o custo um pouco mais barato, custa em torno de 600 reais, mesmo assim o brasileiro tem medo de comprar e não gostar. O governo diz que há um projeto de deixar esse aparelho mais acessível para o brasileiro, em torno de 100 reais.

Para a TV Digital chegar onde quer é preciso muita coisa ainda, a conscientização da população com a nova tecnologia é o principal, pois enquanto existir um receio com toda nova tecnologia o Brasil nunca entrara na era digital. E assim nunca se tornara país de primeiro mundo.
Autor: Nathan Palmeira Ferreira

Nenhum comentário: